top of page

Pianista, acordeonista, compositor e arranjador, Guilherme Ribeiro natural de Santos-SP é mestre em Performance Musical pela UFMG e bacharel em Música Popular pela UNICAMP.

 

Atuou ao lado de Paulo Moura, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Gabriel Grossi, Jamil Maluf/OER, Isaac Karabtchevsky/OSESP, Fabiana Cozza, Dominguinhos, João Donato, Mariana Aydar, Céu, Luiz Tatit, O Teatro Mágico, Zizi Possi, Virgínia Rosa e Titãs.

Tocou em festivais internacionais como Montreal Jazz Festival no Canadá, North Sea Jazz Festival na Holanda, JVC Jazz Festival na França, Sfinks na Bélgica, Coachella nos EUA, National Arts Festival Makhanda e South Africa Association for Jazz Education na África do Sul.

 

Possui sete discos de carreira: Calmaria [2010], Que se deseja rever [2012], A deep surface [2013] lançado na Europa, Tempo [2015], Facing South [2019] lançado na África do Sul em 2019 e NUUU! também de 2019 com trio Marés lançado na Europa.

 

Na área da educação musical, Guilherme ensina piano, acordeon, contraponto e prática de bandas na Faculdade Souza Lima e na EMESP Tom Jobim, instituições situadas em São Paulo. Entre 2012 e 2019 ensinou acordeon e música brasileira no Arcevia Jazz Feast, na Itália. Em 2020, através de uma bolsa Fulbright, atuou como professor visitante na Jacobs School of Music na Indiana University nos EUA. Em janeiro de 2022 atuou como arranjador e professor do 1º Festival de Verão de Campos do Jordão.

 

É diretor artístico da Orquestra Anelo, big band do Instituto Anelo, projeto social localizado na cidade de Campinas, atuando como regente e arranjador.

bottom of page